O design gráfico é utilizado para informar, identificar, sinalizar, organizar e estimular o branding das marcas.
Qual o trabalho do designer de comunicação?
A formação superior em design de comunicação, prepara para questões como as cores, a tipografia, a produção gráfica, os suportes de comunicação, a semiótica, a ergonomia, entre outras disciplinas. Esta permite uma análise ponderada das variáveis para encontrar a solução mais viável que produza os melhores resultados
E o que fazemos mesmo?
Os trabalhos mais comuns desenvolvidos por nós são: a criação de layouts para websites, logótipos, cartões de visita, papel de carta, decoração em vinil para montras, anúncios para imprensa, rótulos, folhetos/flyers, brochuras e catálogos, expositores, reclamos, revistas, cartazes, convites, sinalética, stands, embalagens e rótulos, ecrãs e interfaces para software, banners, vídeos corporativos e promocionais, …
Quais as competências do designer?
O designer exerce uma atividade intelectual, que engloba diferentes áreas de intervenção: projeta imagens, promove ideias, comunica com regras concretas, decisivas para um bom resultado final.
O designer é envolvido quando há necessidade de definir uma estratégia, gerar oportunidades ou organizar projetos.
Analisar as condicionantes (orçamento disponível, prazos de execução, concorrência, mercado, legislação, recursos e meios de produção) e integrando-as para definir a melhor solução.
Investigar o que já foi feito nesta área, quais os objectivos a atingir; o público-alvo e o conteúdo da mensagem.
Elaborar um diagnóstico com base na situação analisada e apresentar uma proposta de trabalho que inclui valores e cronograma de execução.
Mobilizar e coordenar diferentes elementos da equipa e parceiros externos orientando o trabalho como um todo.
Materializar uma solução eficaz e fundamentada.
Avaliar e propor correções, sempre que seja possível introduzir melhorias nos projetos.