Gestão de conteúdos em websites e lojas online

O CMS é uma aplicação complementar ao webdesign, com o intuito de simplificar a edição de conteúdos, para quem não é técnico, nem especialista.

CMS(Software para gestão de conteúdos)

O CMS permite criar e editar os conteúdos do site: textos, imagens e vídeo. Ao ponderar a sua aquisição deve pensar que além do custo acrescido no investimento inicial, exige a disponibilidade por parte dos colaboradores da empresa para a atualização dos conteúdos do site.

Para quem não é técnico ou especialista é fácil de utilizar, uma vez que este software segue as normas usuais das aplicações de produtividade (exemplo: Word). Porém, a colocação de imagens, vídeos e até em alguns casos de textos obriga ao mesmo cuidado estético e de SEO, próprio dos profissionais que desenvolveram o site. Pelo que, nem todos os clientes poderão ter a motivação e a disponibilidade para estas questões que fazem toda a diferença.

Se esta não é a solução ideal para a sua empresa, pode optar pelo envio dos conteúdos para o nosso estúdio que, ao abrigo do plano de manutenção, vos oferece um determinado número de horas por mês de gestão e edição de conteúdos do site.

/// raulpinadesign webdesign e desenvolvimento de sites

Esta é a solução ideal para a mim?

Para determinar se necessita de investir num software CMS, pondere os pontos seguintes:

  • Os conteúdos do site vão ser alterados com frequência?
  • Vai apresentar / vender um elevado número de produtos no website?
  • Vai disponibilizar aos visitantes uma grande quantidade de conteúdos: imagens, vídeos, áudio, ... dinâmicos com alta taxa de atualização?
  • Tem tempo, recursos e alguns conhecimentos técnicos para dedicar ao website?

Se a resposta à maioria destes pontos é francamente positiva, então deve ponderar a aquisição de uma licença de software CMS.